Manifestação no Rio de Janeiro durantes os protestos que se espalharam pelo Brasil

Análise de alguns cartazes das manifestações

Antes destas análises, vale frisar que as manifestações vieram sim em boa hora. Também é bom dizer que eu não estou defendendo ferrenhamente o governo. Muito pelo contrário, tem muita coisa errada! Contudo, alguns cartazes nas manifestações propagam injustiças ou levam as pessoas a mirar o alvo errado na hora de protestar. O que é triste, já que mostra que as pessoas estão completamente alheias ao cenário político do país.

Manifestante segura cartaz contra a PEC 37A PEC 37 estabelece que o Ministério Público não pode participar da fase de investigação, já que é ele quem acusa. Ora, se eu sou o responsável por lhe acusar, eu posso muito bem deixar de fazer uma investigação imparcial, encobrindo elementos que poderiam atrapalhar minha acusação. Os que são contra a PEC dizem que isso é uma tentativa de silenciar o órgão e iria trazer a impunidade.

O fato é que com ou sem PEC, a impunidade vai continuar. Isso porque temos leis e instrumentos jurídicos que favorecem este cenário. A título de exemplo, temos o banqueiro Daniel Dantas, condenado a 10 anos de prisão, que segue solto e comandando suas empresas. Paulo Maluf, condenado aqui e no exterior por diversos crimes, não apenas está solto como é deputado federal. Mais recentemente, tivemos o caso de Gil Rugai, condenado a nada menos do que 33 anos de prisão pelo assassinato dos pais e, terminada a sessão, saiu do tribunal pela porta da frente e foi para uma pizzaria e está aí, solto.


Manifestante protesta contra a fomeA classe média é realmente um bicho complicado. Todos querem o fim da fome, mas todos criticam o Bolsa Família, a única renda que permite que famílias inteiras não morram de fome. E não venha me dizer que o governo deveria dar empregos: vá ver o que acontece quando toda sua plantação e gado morrem devido à seca. E aí? Você trabalhou dignamente, mas o infortúnio lhe tomou o sustento. Sem a ajuda do governo, você morreria. Mas a classe média vai lhe tachar de preguiçoso e vagabundo.

Manifestante pede a saída de Dilma da presidênciaOk, você quer um país sem presidente, seria isso? Vá até a África e veja o que ocorre quando existe um vácuo de poder. Há países em guerra civil há décadas por lá. No demais, você precisará convencer mais da metade do eleitorado brasileiro, que neste momento elegeria Dilma em 1º turno se as eleições fossem hoje.

Pedindo à presidente para (sic) tirar membros do legislativoEste é de uma ignorância absurda. A presidente não tem poderes para destituir ninguém do legislativo. Ainda bem! Se ela pudesse, estaríamos em uma ditadura e isso nunca é bom. Sabe quem é o culpado por toda esta corja no Congresso? Você, eleitor. Desculpe, é a simples verdade.

 Manifestantes reclamam da falta de investimento em educaçãoA presidente Dilma enviou ao congresso projeto de lei para que 100% dos royalties do petróleo sejam destinados a um fundo para a educação. É do governo federal, ainda, o projeto “Ciência sem Fronteiras”, que está levando os brasileiros para estudar nas universidades de ponta do mundo para trazerem este conhecimento para cá. O ProUni, outro programa federal, já tem mais de 1 MILHÃO de bolsas de estudos para permitir que pessoas de baixa renda possam cursar a faculdade. Além disso, Dilma criou mais 4 novas universidades federais. Aliás, são as universidades federais as melhores instituições de ensino do país. Eu sei… você está com problemas na escola do seu filho. Bom, provavelmente, você precisa cobrar o governador e o prefeito, não a presidente. São eles os responsáveis pela maioria das instituições de ensino fundamental e médio.

Manifestantes pedem mais investimentoBom, achar que a presidente não está investindo no país, também é de uma ignorância de quem não lê jornais (se bem que até lendo certos jornais fica difícil saber a dimensão da coisa). As ações do PAC 2, concluídas até abril de 2013, já chegam a 54,9% das previstas para concluir até 2014. O valor total das obras finalizadas atingiu R$ 388,7 BILHÕES. Mas você sabe quanto está planejado para se investir até 2014? Mais de 1 TRILHÃO de reais. Se 1.000.000.000.000,00 não for investimento suficiente para você, então, aí sim, sugiro segurar seu cartaz.

Fora CorruPTosIsso aqui é sintomático da manipulação da grande mídia, abertamente anti-governo. A jogada com a palavra corruptos destacando o PT tenta nos levar a pensar que a corrupção é maior dentro do Partidos dos Trabalhadores do que nos demais partidos. Pois é, infelizmente não poderia estar mais errado. O Tribunal Superior Eleitoral fez um ranking com os partidos que tiveram mais políticos cassados por motivos ligados à corrupção. Os partidos DEM, PSDB e PMDB lideram a lista com mais de 50% dos casos. Já o PT, do cartaz do nosso amigão, aparece apenas em 9º lugar (veja a lista completa aqui). E como eles sabem disso? Com ajuda da Controladoria Geral da União, órgão voltado ao combate à corrupção e adivinhe só? Ele foi criado pelo Lula, do PT!

Manifestante protesta contra o custo da energia elétricaEu sei minha cara, o preço da luz é um roubo. Isso ainda é a consequência das privatizações e concessões generosas que Fernando Henrique Cardoso fez há muito tempo atrás quando era presidente. Mas calma: a presidente Dilma renovou os contratos e cortou impostos e tarifas para diminuir o custo da energia elétrica. Mas se você estiver em São Paulo ou Minas Gerais, talvez não tenha percebido muito isso. É que os governos destes Estados não quiseram contribuir com a presidente (afinal, eles são de oposição!), então o governo federal precisou usar verbas próprias para ajudar os paulistas e mineiros, mesmo contra a vontade dos governadores locais. Com isso, a queda não pôde chegar ao valor que o governo gostaria.

Não venham ao Brasil na Copa, pede manifestanteNão! Não diga isso! Por favor, venham SIM à Copa do Mundo no Brasil! Estima-se que a copa irá movimentar mais de R$ 30 BILHÕES! Precisamos deste dinheiro sim! Venham! Houve superfaturamento? Desvio de verbas? Vamos apurar e punir! Mas a Copa será aqui, então venham e tragam seus dólares e euros para cá!

Manifestação pede mais transparênciaVocê quer Transparência nas Contas Públicas? Acho que sua reivindicação está atrasada em alguns anos. É que em 2011, a presidente Dilma sancionou a Lei de Acesso à Informação. Você quer saber quanto dinheiro a prefeitura da sua cidade gasta em papel higiênico? Bem, esta lei lhe garante o direito de exigir por esta informação.

Preço do tomateEu sei, o tomate ficou caro por um tempo, né? Inflação, descontrole, pânico na economia… não… nada disso. Essa flutuação de preço foi por causa da safra mesmo. Quando a produção foi restabelecida, o preço cedeu. Observe que a mídia está sempre criando uma crise, um alarde, uma tempestade… logo depois do tomate, tentaram falar sobre outros produtos que estavam com os preços explodindo mas… não foi possível segurar o clima de terror por muito tempo. Esta flutuação, que ocorre dependendo da safra, logo voltou aos eixos e aí a mídia foi procurar outro factóide para dizer que o Brasil está desmoronando.

Manifestantes acusam Lula de ser a raíz de todo o malInfelizmente, o procurador geral da República e Joaquim Barbosa já disseram que não há provas ou indícios que conectem Lula ao mensalão. Se você está dizendo que ele é o chefe da quadrilha, por favor, mostre para a gente porque, pelo o que você diz, tem muita gente sendo enganada. Ou talvez, seja uma conspiração! Afinal, o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, já disse abertamente que votou em Lula (inclusive para reeleição, após o estouro do caso do mensalão) e na Dilma.

Compartilhar

  1. SilvioSilvio07-21-2013

    Nao cabem comentários…a pagina é totalmente tendenciosa… por isso nao ha nenhum…o povo nao é bobo.

  2. CaioCaio07-30-2013

    A manifestação é legitima, desde que não critique o PT… me poupe!

  3. CristianeCristiane11-19-2013

    Esta página está mais para um "mea-culpa" do que alguma análise que valha a leitura. Totalmente tendenciosa!

Leave a Reply